sexta-feira, 30 de julho de 2010

Saúde

O maior problema enfrentado pelos proprietários e criadores de gatos, principalmente aqueles dotados de muito pêlo, é o aparecimento de "fecalomas", que são bolas de pêlo formadas pela sua ingestão excessiva durante a sua "toalete".
Gatos de pêlo semilongo, como os da raça Sagrado da Birmânia, não fogem à regra. Entretanto, por terem uma pelagem não tão abundante como os da raça Persa, uma escovação semanal e um banho mensal (não obrigatório) são suficientes para prevenir e evitar que façam a ingestão de pêlos em excesso.
Além disso, em situações particulares como o verão e a época do cio, que fazem com que o animal perca muito pêlo, você pode lhe oferecer pastas próprias vendidas em lojas de animais, que possuem a função de proteção contra os fecalomas, facilitando a sua eliminação.

Alguns criadores utilizam ervas ao invés das pastas, que após a mastigação pelo animal, provocam vômitos, eliminando os pêlos ingeridos. É importante lembrar que o banho ajuda muito a eliminação de pêlos mortos, evitando assim que o gato ingira pêlos que não tenham sido retirados durante a escovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Template by Rosângela Coelho - Só Templates